A remuneração dos donos de empresas é um assunto de extrema importância, porém, muitos empreendedores não compreendem a diferença entre distribuição de lucros e pró-labore.
O pró-labore é a remuneração dos sócios que trabalham na empresa. Deve ser calculado de forma justa de acordo com o trabalho realizado por cada um dos empresários.
Portanto, o pró-labore, não deve ser considerado salário, e sim uma despesa administrativa. Na realidade, este é definido no contrato social da empresa. É a forma que o empresário, por exemplo, contribui para a previdência. Não existe um valor estipulado, entretanto, pela lei, precisa ser maior que o salário mínimo.
Distribuição de lucros ou dividendos, depois de pagar as despesas da empresa, como impostos e o pró-labore, o que sobrar positivamente é considerado lucro. O empresário pode transferir esse valor para sua conta física, sem a incidência de impostos – esta é a distribuição dos lucros. É calculada anualmente, no fechamento do balanço e distribuída aos sócios, de acordo com suas respectivas participações ou acordos prévios.
Se você está precisando de ajuda, chegou a hora de conversar conosco.
Tenha mais tempo para o que realmente importa.
Entre em contato com a Galhani Assessoria Contábil e deixe que do seu financeiro nós cuidamos! 🚀
Galhani Assessoria Contábil
📱 (16) 99773-8774
🌐 www.galhaniassessoria.com.br
📍 Av. Padre Antônio Cezarino, 1070 - Vila Santa Maria (Vila Xavier), Araraquara
•
•
•